Buscar
  • kabfcosta

Sensor de Temperatura - PT100

O sensor PT100 é um termoresistor feito de platina que submetido uma temperatura de 0 ºC sua resistência é de 100 Ω. Caso haja variação de temperatura sua resistência varia de forma não linear.

Este é um dos métodos mais efetivos de medição de temperaturas inferiores a 600 ºC, pois é extremamente preciso e, se conectado corretamente, exato.

[caption id="attachment_51" align="alignnone" width="840"]


PT100[/caption]

É possível liga-lo de três formas a dois, três e quatro fios:


Ligação a Dois Fios:

Nela o controlador/indicador é conectado ao sensor utilizando apenas dois cabos. Nesse tipo de conexão a resistência do cabo também é medida ocasionando erro de medição, sendo que a temperatura indicada será sempre maior que o valor real.

[caption id="attachment_46" align="alignnone" width="840"]


Ligação 2 Fios[/caption]

Ligação a três Fios:

Esse é o tipo de ligação é a mais usual na indústria, sendo que ela utiliza três cabos para a interligação entre o sensor e o controlador/indicador. Aplicar esse tipo de conexão compensa o erro de medição que acontece na ligação a dois fios, sendo assim a temperatura indicada possuirá um valor pais próximo ao real.

[caption id="attachment_49" align="alignnone" width="840"]


Ligação 3 fios[/caption]


Ligação a Quatro Fios:

Eliminando totalmente o erro proveniente à medição de corrente dos cabos, essa conexão é utilizada comumente em laboratórios para calibração de instrumentos onde dois cabos são ligados a uma fonte de corrente que alimenta o PT100 e os outros dois cabos são ligados a um voltímetro.

[caption id="attachment_50" align="alignnone" width="840"]


Ligação 4 fios[/caption]

25 visualizações0 comentário
whatsapp-logo-1.png