Buscar
  • Diogo Braga

Pilares da Industria 4.0

Os processos produtivos estão tendenciados a completa descentralização de controle, devido à proliferação de dispositivos inteligentes, que certamente possibilitem maior autonomia tornando os processos mais assertivos mediante a uma melhoria contínua automática, o que nos leva a entender a necessidade de uma nova revolução industrial não só estabelecida em países desenvolvidos mas que também vem se consolidando cada vez mais no Brasil.

A quarta revolução industrial se baseia nos seguintes pilares:

Manufatura Aditiva

Também denominada Impressão 3D, a manufatura aditiva consiste na adição de material para a construção de um objeto, ao contrário de outras formas convencionais de produção, como os processos de usinagem, em que a fabricação é realizada retirando material até a obtenção da forma pretendida.

Indicação de Impressora 3D modelo Ender 3.

[caption id="attachment_20" align="alignnone" width="840"]


Impressão 3D.[/caption]

Inteligência Artificial

Consiste em softwares e robôs que simulam o raciocínio humano, tomando decisões e resolvendo problemas. Este tipo de tecnologia possibilita que uma determinada máquina otimize seu funcionamento de forma autônoma, ou seja, ela “aprende” com as situações em que foi submetida, reduzindo os tempos de processo aumentando assim a sua produtividade.

Indicação de Mini computadores para Desenvolver Sistemas Controlados: Raspberry pi 4 eArduino Mega.

[caption id="attachment_22" align="alignnone" width="840"]




Utilização de sistemas digitais replicando decisões humanas lógicas.[/caption]

Internet das Coisas

Significa que objetos físicos são conectados a rede internet, comunicando entre si, o que possibilita a execução de tarefas de forma coordenada. Considerando o ambiente industrial em que vários processos e sistemas já são controlados e os dados são tratados e analisados em controladores, a Internet das Coisa amplia a capacidade de interação entre processos e tendência uma padronização no protocolo de rede de campo utilizadas.

[caption id="attachment_23" align="alignnone" width="840"]


Comunicação entre os componentes físicos dos processos.[/caption]

Biologia Sintética

Representa a utilização de partes biológicas para o desenvolvimento tecnológico de diversas áreas. É como se os componentes e placas eletrônicos utilizados atualmente pudessem ser substituídos por sistemas biológicos sintéticos bem como sistemas biológicos existentes pudessem ser redesenhados.

Sistemas Ciber-físicos

Neles todo sistema físico (maquinário industrial ou até mesmo utensílios domésticos) possui sua versão digital a fim da disponibilização das suas informações na rede tornando possível o gerenciamento das condições em que ele se encontra.

[caption id="attachment_26" align="alignnone" width="840"]


Sistema de supervisão industrial.[/caption]


4 visualizações0 comentário
whatsapp-logo-1.png